top of page
Poster_PT.jpg

Fotografias vencedoras da 1ª Edição do Concurso de Fotografia

“Aves Marinhas dos Açores”

Para comemorar o primeiro aniversário, Asas do Mar apresentou a 1º Edição do concurso de fotografia “Aves Marinhas dos Açores” aberta à população em geral, que procurava promover a observação de aves e a fotografia como meio de expressão. 

As fotografias do concurso, tiradas nos Açores, tiveram como tema aspetos relacionados com As Aves Marinhas dos Açores, bem como os seus habitats e ameaças à sua conservação. 

Foram recebidas 36 imagens de 10 participantes, residentes nos Açores, Portugal continental, Espanha, Reino Unido e Alemanha. As imagens vencedoras foram selecionadas por três jurados, cada um deles muito familiarizado com a fotografia de aves marinhas e com as dificuldades envolvidas. O Júri e a Asas do Mar - IOMA agradecem a todos os participantes pelo interesse pela biodiversidade e Aves Marinhas dos Açores e pela submissão de imagens. 

As três imagens vencedoras são:

1: Adulto de Gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis atlantis), fotografado por Olivier Coucelos do Pico. O Olivier capturou muito bem uma espécie nativa dos Açores em voo, em plumagem fresca e com um colorido peixe rainha (Thalassoma pavo) no bico. A fotografia foi tirada no porto da Madalena, na ilha do Pico, em janeiro de 2020. O Olivier vai receber um prémio monetário de 100 € euros.

 

 

 

2: Cria de Painho de Inverno (Hydrobates castro), fotografado por Ben Porter do Reino Unido. Ben tirou esta foto enquanto trabalhava como voluntário no Ilhéu da Praia (Graciosa), em março de 2020. A jovem ave, quase pronta a sair do ninho pela primeira vez, nasceu num ninho debaixo de uma rocha facilmente acessível, oferecendo uma rara oportunidade de fotografar esta ave no seu ambiente natural. O Ben receberá um voucher para uma saída de mar de observação de cetáceos e aves marinhas na Ilha do Faial.

3: Estapagado (Puffinus puffinus) a levantar voo, fotografado por Olivier Coucelos do Pico. Olivier fez esta foto durante uma viagem pelágica realizada em setembro de 2020 ao largo da ilha do Faial. Ele receberá um guia de identificação de aves marinhas.

 

 

Todos os vencedores receberam ainda uma inscrição e um ano de quotas na Asas do Mar - IOMA.

As imagens vencedoras, juntamente com imagens de outros participantes e uma imagem enviada por cada um dos três jurados, foram utilizadas para uma exposição fotográfica que decorreu no museu da Horta e no Porto da Madalena. 

As fotos vencedoras foram também impressas em formato de cartão postal. Para apoiar a actividade da Asas do Mar - IOMA, os conjuntos de postais serão colocados à venda.

00001.png
002.png
00003.png
bottom of page